Balaenoptera acutorostrata, Lacépède, 1804
Identificação
A baleia-anã é o mais pequeno e o mais abundante dos rorquais. A cabeça é uma das características mais distintivas. Quando se observa a cabeça por cima, é visível a aresta única, aguçada e longitudinal, ao longo do centro e a forma global triangular. O focinho é estreito e pontiagudo. O espiráculo duplo é típico de todas as baleias com barbas. O sopro é rápido e atinge 2-3m de altura, mas raramente visível. Têm 230-360 barbas de pequenas dimensões em cada lado da boca, com uma coloração branca ou creme. A barbatana dorsal é falciforme e surge à superfície, simultaneamente com o espiráculo. Apesar de arquearem bastante o corpo antes de um mergulho a barbatana caudal não fica visível. O corpo é de cor preta ou cinzento-escuro no dorso, com um padrão cinzento em forma de “V” no dorso atrás da cabeça. As barbatanas peitorais pontiagudas, possuem uma faixa de cor branca que pode ser variável. A parte inferior do corpo é branca, cinzenta ou castanha. Têm 50-70 estrias no pescoço que terminam logo atrás da barbatana peitoral.
Biologia
O período de gestação é de 10-11 meses e a cria nasce com 350 kg e 2,4-2,8 metros. Os adultos podem pesar entre 5 e as 10 toneladas e medir entre 7-10 metros de comprimento, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos. As baleias anãs alimentam-se de krill e de uma variedade de pequenos peixes pelágicos. Aparentemente é observada em todo o mundo, mas é menos comum nos trópicos do que em aguas frias. A longevidade é desconhecida, mas é provável que seja cerca de 50 anos.
Comportamento
Alguns animais são curiosos e aproximam-se dos barcos mas, é difícil realizar a aproximação com o barco. Não “acompanha no rasto”, mas pode nadar perto durante uma distância considerável. Às vezes “espia” e realiza saltos. A sequência típica de mergulho tem entre 5 e 8 sopros com intervalos inferiores a um minuto, seguidos por um mergulho profundo que dura entre 3 e 8 minutos. Podem permanecer debaixo de água durante 20 minutos. Pode ser vista a alimentar-se junto à superfície sinalizada por um bando de aves marinhas. Os indivíduos são principalmente encontrados sozinhos ou em pequenos grupos (1-3).