Boto Comum

Phocoena phocoena (Linnaeus, 1758)

Identificação

O boto é difícil de observar por mostrar pouco à superfície. São de tamanho pequeno e forma robusta. A coloração pode ser variável, mas normalmente é cinzento escuro no dorso, clareando até à zona ventral que é branca. Em alguns animais podem notar-se linhas escuras entre a boca e as barbatanas peitorais. A barbatana dorsal é pequena e triangular. A cabeça é pequena e arredondada. 

Biologia

O período de gestação é de 10-11 meses e a cria nasce com cerca de 67-85cm de comprimento e 5kgs. Os adultos podem chegar aos 1,9metros de comprimento. A maturidade é atingida entre os 3 e os 4 anos. As fêmeas permanecem com as crias 8 a 12 meses e podem procriar anualmente. O peso de um adulto varia entre os 55 e os 65kgs. Alimentam-se de espécies demersais e bentónicas mas também de peixes pelágicos em cardume. São encontrados em águas costeiras A longevidade nesta espécie chega aos 24 anos.

Comportamento

São considerados tímidos e desconfiam dos barcos. É raro o comportamento de “acompanhar à proa”. Por vezes, podem ser detectados através do sopro que, apesar de raramente se ver, produz um som agudo e ofegante. São normalmente solitários, podendo ser observados em grupos pequenos de 2 a 5 indivíduos. Por vezes dá saltos arqueados ao perseguir uma presa. 

Leave a comment

Dolphin Explorers - passeio de golfinhos em cascais.
DolphinExplorers © 2025. Todos os direitos reservados.
Abir Chat
Precisa de Ajuda?
Scan the code
Olá, como podemos ajudar?
Aceito que a Dolphin Explorers utilize o meu contacto para esclarecimentos de dúvidas.