Prionace glauca, Lineu, 1758

Identificação

O nome é derivado da cor azul da pele, única entre os tubarões. Tem um corpo delgado em forma de torpedo com coloração azul metálico na parte superior e branco na parte inferior. Têm barbatanas peitorais distintamente longas, focinho cônico, olhos grandes e dentes superiores triangulares curvos e serrados. 

Biologia

Os tubarões-azuis são predadores que vivem em todo o oceano global, desde os trópicos até as águas temperadas frias. Passam a maior parte das vidas longe da costa e são uma espécie pelágica. Embora possam atingir comprimentos de 3m, os tubarões-azuis especializam-se em presas relativamente pequenas, incluindo peixes pelágicos e lulas, e realizam mergulhos para alimentação em águas pelágicas mais profundas, com probabilidade de caçar. Os tubarões-azuis são conhecidos por serem altamente migratórios, realizando várias viagens por bacias oceânicas ao longo da vida. Realizam essas longas migrações para alcançar áreas de recursos alimentares densos e encontrar parceiros. Segundo algumas investigações, acredita-se que usem suas grandes barbatanas peitorais para navegar em longas correntes, conservando energia enquanto migram.. Na maior parte do ano, machos e fêmeas vivem em locais diferentes. Somente durante a época de acasalamento é que se reúnem e se reproduzem por meio da fertilização interna. Os machos podem morder as fêmeas agressivamente durante o acasalamento, e por essa razão as fêmeas têm uma pele protectora espessa, para evitar lesões quando entram em contato com os machos. Atingem a maturidade sexual com 250 cm de comprimento e 4-5 anos de idade. A fêmea dá à luz até 80 filhotes medindo 40 cm de comprimento e a gestação dura quase um ano

Comportamento

O tubarão azul é uma espécie importante para o turismo marinho. Eles são, frequentemente, avistados nadando lentamente na superfície com as pontas das barbatanas dorsal e caudal fora da água. Embora não sejam agressivos, são animais curiosos, conhecidos por se aproximarem dos mergulhadores, especialmente dos caçadores submarinos quando há comida envolvida. Em casos raros, morderam pessoas, mas é raro. Sua ampla distribuição e densa estrutura populacional torna o tubarão-azul um alvo de pesca em algumas áreas e uma espécie acidentalmente capturada em pescarias de emalhar e palangre visando outras espécies. Além disso, suas barbatanas são consideradas altamente valiosas e podem ser o alvo de operações ilegais de “barbatanas de tubarão”, onde as barbatanas são cortadas e mantidas, enquanto o resto do tubarão é desperdiçado.

Leave a comment

selos2
selos
DolphinExplorers © 2021. Todos os direitos reservados.