Stenella coeruleoalba, Meyen, 1833

Identificação

Os golfinhos riscados são relativamente pequenos e aerodinâmicos. Como o nome sugere, as características mais evidentes são as “riscas”. Uma faixa longa e escura no flanco, desce até a parte inferior do corpo. Uma segunda faixa escura visível desde o olho até à barbatana peitoral. Têm um corpo esguio, barbatana dorsal escura, bem como um bico proeminente. 

Biologia

Após 12 meses de gestação, os golfinhos riscados nascem com, aproximadamente 1m, e podem alcançar os 2,6m e pesar até 160kgs. A maturidade sexual é atingida entre os 7 os 15 anos nos machos e entre os 5 e os 13 anos nas fêmeas. Alimentam-se de pequenos peixes e lulas. Têm uma distribuição ampla, pelos oceanos temperados e tropicais do mundo. Preferem águas mais profundas e offshore e podem ser encontrados em águas oceânicas sobre as plataformas continentais. Quando se alimentam, podem mergulhar até aos 200 metros de profundidade. Podem viver entre os 35 e os 50 anos.

Comportamento

Veloz e muito activo. Os golfinhos riscados são sociáveis e viajam em grandes grupos. São extremamente ativos na superfície e realizam algumas acrobacias incríveis, incluindo salto mortal de costas, rodopios-caudais e pequenos saltos de barriga para o ar. Os mergulhos duram tipicamente entre 5 a 10 minutos. Podem ser avistados em grupos mistos (golfinhos comuns ou roazes)

Leave a comment

selos2
selos
DolphinExplorers © 2021. Todos os direitos reservados.