Grampus griséus, Cuvier, 1812

Identificação

Apresentam um corpo robusto com cicatrizes extensivas, cabeça grande e arredondada, barbatana dorsal escura e proeminente e barbatanas peitorais escuras, longas e pontiagudas. O corpo tem tendência a clarear com a idade e ficar quase branco derivado das cicatrizes e arranhões. Provavelmente estas cicatrizes são causadas pelos dentes de outros golfinhos da mesma espécie, e como são únicas, permitem a identificação destes indivíduos.Têm um sulco frontal no centro da testa, correndo do espiráculo ao “lábio” superior. Á nascença, o Golfinho de Risso é uniformemente cinzento e com a idade passa a um cinzento muito claro.

Biologia

O período de gestação é de 16 meses e e a cria nasce com cerca de 1,3-1,7m de comprimento e é amamentada durante 20 meses. Os adultos podem chegar aos 3,8m de comprimento. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 6 anos, enquanto os machos atingem a maturidade sexual aos 12 anos. O peso de um adulto varia entre os 300 e os 500kgs. Alimentam-se de crustáceos e cefalópodes, preferindo lulas. Têm uma distribuição ampla, mas preferem águas profundas do largo, apesar de serem avistados perto da costa. A longevidade nesta espécie chega aos 40anos.

Comportamento

Os animais jovens saltam e o mais velhos têm tendência para realizar um salto baixo, batendo com a lateral da cabeça na superfície. Por vezes, elevam bem a cabeça para “espiar”, ficando com as barbatanas peitorais expostas. É raro “acompanhar a proa”. É típico mergulhar entre 1 a 2 minutos, mas podem ficar debaixo de água até 30 minutos. Quando caçam, os grupos estendem-se numa linha. Alguns são muito tímidos e outros deixam-se aproximar. 

Leave a comment

selos2
selos
DolphinExplorers © 2021. Todos os direitos reservados.