Sphyrna Zygaena, Linnaeus, 1758

Identificação

Esta espécie é denominada “cabeça de martelo lisa” devido ao formato distinto da cabeça, que é achatada e lateralmente estendida em forma de martelo (chamado de “cefalofólio”), sem uma indentação no meio da margem frontal (por esse motivo denominado Liso). O cefalofólio é largo, mas curto, medindo 26–29% do comprimento do corpo. O posicionamento dos olhos nas laterais da cabeça, permitem ter 360 ​​° de visão no plano vertical, o que significa que os animais podem ver por cima e por debaixo. Têm uma visão binocular aumentada e profundidade de campo visual como resultado do cefalofólio. O corpo é alongado, sem crista dorsal entre as duas barbatanas dorsais. A primeira barbatana dorsal é moderadamente alta e de forma falcada, com a ponta arredondada. As barbatanas peitorais e pélvicas não são falcadas. O dorso é castanho escuro, tornando-se mais claro nos flancos e o ventre é branco. Como acontece com todos os tubarões e raias, os tubarões-martelo têm pequenos poros ou “ampolas de Lorenzini”, distribuídos ao longo da superfície ventral de sua cabeça e servem como receptores elétricos altamente sensíveis que são usados ​​para detectar os sinais elétricos que são emitidos por potenciais presas, incluindo os que estão enterrados sob a areia, como as raias.

Biologia

O segundo maior tubarão-martelo, pode medir até 5m. O tubarão-martelo é um predador activo que se alimenta de peixes ósseos, raias, tubarões, cefalópodes e crustáceos. A espécie é vivípara. As fêmeas produzem 20-50 filhotes após um período de gestação de 10-11 meses. Ao contrário de outros tubarões-martelo, esta espécie prefere águas temperadas e é observada em todo o mundo em latitudes médias. No verão, migra seguindo massas de água fria e formando cardumes com outros tubarões. É uma espécie pelágica que habita as águas costeiras e oceânicas.

Comportamento

A forma hidrodinâmica proporciona maior velocidade ao virar a cabeça. O tubarão-martelo liso fica mais perto da superfície, em águas com menos de 20m de profundidade. No entanto, foram registado mergulhos a uma profundidade de 200 m.

Leave a comment

selos2
selos
DolphinExplorers © 2021. Todos os direitos reservados.